segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Quando o conhecimento torna-se saber?


A leitura e discussão de mais um texto de Pierre Lévy nos proporcionou novas reflexões, amplitude de conhecimento e instauração dos saberes. O amplo e emergente ciberespaço é uma verdadeira convocação para que profissionais de educação acatem o desafio de conhecer as novas tecnologias, aplicá-las ao seu fazer pedagógico e, assim fazendo,esse conhecimento estará a serviço do outro e de si mesmo. Já que o conhecimento  é um norteador na aquisição do saber. Segundo a profª Helena Bonilla, o saber se traduz em "ser, estar, fazer e relacionar-se em rede".  O saber se constrói com  a prática do conhecimento em nosso fazer cotidiano. Estas reflexões nos remetem para outras anteriores sobre "Escola Aprendente para além da sociedade de informação.". Veja MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA - Universidade Federal da Bahiawww.moodle.ufba.br/file.php/10203/Outros.../tese_bonilla.pdf

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Escola Interconectada

Imagem Educacional Aberta Rede colaborativa


  Voce visualiza sua escola assim?

Continuando as discussões a partir dos textos de Pierre Lévy, refletimos sobre os princípios da Cibercultura: Interconexão, Comunidades Virtuais e Inteligência Coletiva. As reflexões permeadas por relatos de colegas em formação docente e em outras áreas do conhecimento sempre nos levam a pensar nas nossas escolas como espaços de formação de opinião, de cidadãos e de futuros profissionais das mais diversificadas áreas e, assim pensando nos vem a preocupação com uma realidade ainda carente de infraestrutura e oportunidade para que os educandos, nossos alunos, estejam inseridos nessas práticas tecnológicas aliadas a sua formação.   

Precisamos visualizar,  sonhar e fazer o que for preciso para que nossos educandos das escolas públicas possam estar interconectados, interagindo nas comunidades virtuais a partir de seus interesses e compartilhando saberes em rede. Essas trocas, interações e aprendizados em redes podem gerar uma sociedade mais tolerante com as diferenças, ou seja, a alteridade pode se tornar uma prática efetiva em nossa sociedade ainda tão excludente. 

Até a próxima postagem.

                 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A relevância do movimento social e o ciberespaço

É interessante observar a evolução dos mecanismos usados pelas sociedades humanas para
implementar a comunicação entre os diferentes grupos sociais. Para além de interessante é compreender, constatar como a sociedade se articulou através de anos de pesquisas, tentativas até chegar ao momento de possibilitar  a "todos" o uso de tecnologias modernas para dinamizar a comunicação entre indivíduos de diferentes sociedades, separados por diversos aspectos como distância, cultura, desenvolvimento econômico, entre outros. 

A leitura e reflexão a partir do texto de Pierre Lévy, me fez pensar como é fantástica essa espécie de corrente cultural,  que foi sendo implementada desde os anos 80, quando jovens americanos iniciaram a comunicação via computadorhttphttp://www.youtube.com/watch?v=Z8n2aenud0c Nascia assim o ciberespaço e com ele a oportunidade, talvez imensurável, de estar com o outro, com outros simultaneamente em uma grande" rede horizontal" de comunicação,onde é possível agir, interagir e se mostrar como queira. 

Vamos continuar conectados nas leituras e reflexões sobre esse mundão tecnológico que se descortina diante de nós como raios de sol a cada amanhecer.

Até a próxima postagem.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

usando a tecnologia para compor imagens

Esta imagem é resultado da oficina de criação e edição de imagens na disciplina edc287. A cada aula o mundo tecnológico vai sendo descortinado e se mostra como um grande aliado ao mesmo tempo em que possibilita o uso de ferramentas diversificadas para que nós, profissionais em formação docente, ou não, possamos qualificar nosso papel de intermediadores do conhecimento junto aos nossos alunos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Espero compartilhar neste blogue ideias, impressões, análises reflexivas de leituras sobre as temáticas que permeiam a proposta da disciplina EDC287 a saber educação, tecnologia, comunicação e sociedade.

Tudo isto é bastante inédito na minha experiência como usuária destas tecnologias contemporâneas. Estou muito entusiasmada, assustada com todo esse universo virtual, mas todo este estranhamento me desafia ao conhecimento
capacitação e aprendizado a fim de atuar com uma maior competência em sala de aula.

 Li materia excelente na Revista Muito http://www.facebook.com/photo.php?fbid=396461490434137&e sugiro acessar o link. Trata-se de iniciativas que estão dando uma virada na qualidade de vida dos moradores do Santo Antônio e já se espalha para outros cantos da nossa cidade. Até a próxima postagem.