sexta-feira, 29 de março de 2013

"Bombando" nos seminários


Prometi e voltei logo!

Vamos falar a partir do que discutimos no face, nos fóruns até chegar a apresentação dos seminários.As duas últimas aulas da EDC  287 foram de  trabalho, produção e apresentação com debates bem concorridos. Na terça-feira, 19/03, tivemos os grupos de Rádio/educação e TV, vídeo/educação.

As "colegas do rádio" trouxeram um histórico do Rádio no Brasil e gerou uma discussão interessante, pois a maioria desconhecia e foi empolgante ver como o percurso do rádio tem tudo a ver com o desenvolvimento e democratização do ensino no país.

Foram compartilhados relatos sobre projetos de rádio na escola. Implementados por alunos, os projetos têm sido uma oportunidade para produção de novos  saberes, integração da comunidade discente e um maior interesse pelo o estudo. Veja esses links sobre trabalhos que analisam o uso do rádio na educação.rádio na educação escolar: possibilidades ... - Polêmica! -www.polemica.uerj.br/8(4)/artigos/contemp_1.pdf

Se voce tem interesse leia também sobre uma experiência em São Paulo. É um trabalho de análise sobre todo o fazer dos alunos num projeto de rádio na escola.
Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do ...www2.metodista.br/.../comunicacoes_radio_escola

O segundo seminário da noite, TV e vídeo/educação provocou reflexões sobre o uso adequado e inadequado dessas ferramentas na sala de aula.

O professor deve objetivar formar um público crítico das diversas tecnologias, chamando a atenção para toda uma ideologia que norteia os discursos dos telejornais por exemplo.

O uso do vídeo para ver filmes pode objetivar formar opinião,formação de  público apreciador de arte. Não precisa necessariamente ser didático pedagógico.

Tem muitos vídeos interessantes no You Tube e eu queria colocar um aqui, não estou conseguindo. Vou deixar o link, o vídeo não vem.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=v4WkMigs2pw

Até a próxima postagem. Valeu pela visita!
















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