sexta-feira, 1 de março de 2013

"Liberdade, Liberdade, abra as asas sobre nós"

Olá!

Tomei emprestada a frase metafórica do samba enredo (Imperatriz Leopoldinense,1989), para o título desta postagem, pois ela me veio a mente enquanto discutíamos sobre software livre. Minha mente "se abriu" para compreender o contexto mercadológico, imperialista e grandemente lucrativo dos empresários que dominam a produção e distribuição de soft proprietário.

Estou encantada com o exercício de cidadania de jovens pesquisadores que colocam seu talento a fim de aperfeiçoar tecnologias e distribuí-las de forma gratuita para que a cada dia o maior número de pessoas neste imenso planeta possa estar incluída digitalmente e plenamente conectada.

Deixo aqui este link   https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=IJrfcQq_eIw sobre a história do software livre. Tentei trazer o vídeo, mas não consigo. Pronto. Com ajuda de Marildes na última aula(05/03), aqui está.




                                           
Gostaria ainda de comentar o uso da imagem de animais que metaforizam a ideologia do software livre. Estes animais vivem em "rossios e commons", ou seja em terras, pastos,oceanos que são espaços coletivos e de liberdade para uma vida com dignidade. É pois, isto, o que os idealizadores do software livre querem para todos os habitantes do planeta - liberdade para que todos sejam contemplados dignamente com o acesso às redes, à interconecção nos rossios e commons coletivos.Veja  PRETTO, Nelson; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. (capítulo I - O rossio não-rival). 


Vou ficando por aqui e espero que voces se encantem, se já não estiverem  encantados com a democracia proposta pelo software livre.



Até mais,

Voni
Link da imagem:

Telecentro Pai Herói: GNU / Linux - O Sistema Operacional dos ...tcpaiheroi.blogspot.com                                                                                   

                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário